quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pela Arcada


Era uma segunda feira de Janeiro de 2004, fazia um frio de rachar e sobre a minha cidade, a cidade de Évora caía um enorme nevoeiro. Eu tinha acabado de jantar e não me apetecia mesmo nada estar em casa. Eu tenho um pouco do sindroma de “I hate Mondays”, para mim é o pior dia da semana em todos os sentidos. Não consigo explicar porque, odeio e pronto.
Mas voltando a falar sobre aquela segunda feira, eu tinha em casa a minha maquina e o tripé, na altura fotografava com uma Canon EOS 5 para mim a melhor do seu segmento, com ela fartei me de viajar e se ela falasse imagino as histórias incríveis que ela contaria. Foram imensos anos só nós dois e histórias fotografadas. Então resolvi pegar na máquina e no tripé e sai em direcção á praça do Geraldo, mesmo no coração da cidade. A cidade estava mergulhada num intenso nevoeiro, pensei que poderia ficar interessante fotografar assim, mesmo podendo correr o risco de avariar a máquina por causa da humidade. Andei por ali provavelmente mais de uma hora, e acreditem eu na altura tinha 24 anos, e desde sempre que conheço a praça do Geraldo, mas naquela noite muitos pormenores que eu nunca tinha reparado, perante a minha objectiva me foram revelados. Na foto que coloco hoje aqui junto a este texto é exemplo disso, eu nunca tinha reparado que essa coluna estava assim trabalhada, que é diferentes de todas as outras colunas que formam as arcadas da praça do Geraldo, mas nessa noite todos esses pormenores me foram revelados, graça á minha maquina.
Estar ali no meio da noite, enfiado na neblina a fotografar fez me sentir imortal, intocável na minha arte, ou apenas um homem que sabe como se sentir feliz, com pequenas coisas, como é o caso de eu poder sair e fotografar, e por mais que possa estar triste nessa altura tudo passa.
Posso então afirmar que o trabalhar do diafragma se assemelha ao bater do meu coração…

Sou feliz porque tenho paixões, e sei perseguir sonhos…

1 comentário:

Mad_Being disse...

Bela foto...
Bela praça...

Saudades de Évora...

Nunca mudes...
Nunca pares...